O primeiro-ministro português, Luís Montenegro, realizou uma visita oficial entre os dias 23 e 25 de julho a Angola, marcada pelo encontro com o presidente João Lourenço e pela assinatura de instrumentos jurídicos entre os dois países.
Esta foi a primeira visita oficial de Montenegro a Angola e, segundo o executivo português, “traduz a prioridade conferida ao fortalecimento do relacionamento com os países de expressão portuguesa e, em particular, com Angola”.
A visita teve como proposta “definir prioridades e uma agenda comum para os próximos anos, começando pelo relacionamento político, no ano em que se comemora o 50.º aniversário do 25 de Abril em Portugal e um ano antes do cinquentenário da independência de Angola, que se assinala em 2025”.
Em termos de comércio e investimento, Portugal pretende apostar na dinamização da linha de crédito Portugal-Angola, com cifras no valor de dois milhões de euros, na exploração de oportunidades de investimento no Corredor do Lobito, sendo este o maior projeto de desenvolvimento em Angola.
Temas como a mobilidade de pessoas (vistos), capitais (repatriamento de lucros) e direitos sociais (portabilidade das pensões) e o ensino e formação profissional foram também tratados no âmbito desta deslocação.
A deslocação contou com passagens por Luanda e Benguela. O primeiro-ministro português esteve acompanhado pelos ministros de Estado e das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento, e da Economia, Pedro Reis, além do secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Nuno Sampaio, este em representação do ministro da tutela, Paulo Rangel, que estava no Rio de Janeiro na reunião do G20, e o secretário de Estado do Tesouro e das Finanças, João Silva Lopes.
No primeiro dia da visita, o primeiro-ministro visitou a Fortaleza de São Miguel, uma fortificação militar do século XVI que passou a museu após a independência de Angola e, entre 2009 e 2013.
A agenda teve ainda momentos de encontro com a comunidade portuguesa, em Luanda.
