Em 2021, optaram pela nacionalidade britânica 2,561 portugueses, segundo dados do Gov UK.

Este organismo do Reino Unido, citado pelo OBSERVATÓRIO DA EMIGRAÇÃO contabilizou um total de 159,969 aquisições de nacionalidade de estrangeiros, tendo os portugueses representado 1.6% desse total.

Desde 2016, ano em que foi votado o Brexit, que o número de portugueses a escolher a nacionalidade britânica praticamente duplicou, passando de 672, em 2016, para 1,234, em 2017.

Embora se verifiquem diversas oscilações trimestrais em 2018 e 2019, o total de aquisições de portugueses nestes anos foram os valores mais altos registados desde 2000 no Reino Unido. Em 2020, já com o processo do Brexit finalizado e com a Covid-19 a ter impacto nos processos administrativos, dá-se um grande decréscimo (variação que se verifica ainda de forma mais acentuada no total de aquisições).

Já em 2021, com uma maior normalização da situação pandémica, o número de aquisições de nacionalidade por parte dos portugueses volta a aumentar, atingindo o valor máximo desde a série em análise.

Este incremento parece explicar-se, sobretudo, pelos receios induzidos pelo Brexit e pela redução de direitos associados ao estatuto de estrangeiro que daí poderá resultar.

O aumento no número de aquisições de nacionalidade britânica catapultou o Reino Unido para primeiro lugar, substituindo França e a Suíça, no que respeita à aquisição da nacionalidade do país de destino.