A Diáspora Lusa, numa comitiva de 25 empresários Portugueses, deslocou-se à China e visitou Chongqing, a cidade que mais cresce no mundo, para estabelecer novas parcerias.
Liderada pela Associação de Jovens Empresários Portugal-China – AJEPC, esta missão teve como principais objetivos o estabelecimento de parcerias para exportação de produtos portugueses para Chongqing e a criação de oportunidades de investimento em Portugal e nos países de língua portuguesa.
A cidade Chongqing, localizada no sudoeste da China, tem mais de 32 milhões de habitantes e representa um enorme passo na evolução deste país marcada pela abertura ao exterior. Chongqing é considerada a maior cidade do mundo e a que regista a maior taxa de crescimento dos últimos anos: 17%. É também uma das quatro regiões governadas centralmente, em conjunto com Tianjin, Xangai e Pequim.
A comitiva de empresários portugueses foi recebida com hospitalidade por altos responsáveis tais como o Presidente do Macau Trade and investment Promotion Institute (IPIM), Jackson Cheung, pelo Deputy Director das Municipalidades de Chongqing no distrito de Jiangbei, Li Qian, bem como de outros dirigentes de relevo na região.
Durante a visita, que decorreu entre 17 a 22 de Maio, os empresários portugueses reuniram ainda com os representantes do governo do distrito de Jiangbei e com o Bureau of Commerce do município de Chongqing. Mais uma vez, foram estabelecidos diversos contactos no sentido de firmar parcerias para exportação de produtos portugueses assim como para abrir oportunidades de investimento em Portugal e em outros países de língua portuguesa.
A comitiva portuguesa de empresários também foi recebida em Chongqing pela RONE Group, um conglomerado com atividades nas áreas de desenvolvimento imobiliário, gestão comercial, gestão da propriedade, materiais de construção, comércio, cuidados de saúde e outras indústrias. A RONE Group é responsável pela modernização de toda a região circundante da cidade, destacando-se a Cidade Europeia ainda em construção e que oferece negócios tecnológicos incluindo 3 anos gratuitos de arrendamento em escritórios de ponta e o Rong Heng Times Square, o maior complexo comercial da província de Hu Seng que emprega mais de 2000 pessoas.
Logo no primeiro dia da visita, a comitiva foi conhecer a secção da Alemanha daquela Cidade Europeia, com visitas aos escritórios e almoço. Ainda no mesmo dia decorreu um Fórum de apresentação da Plataforma de Serviços para a Cooperação Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa, que contou com presenças do Instituto de Promoção do Comércio e Investimento de Macau, Governo de Chongqing, entre outros convidados. Este acontecimento marca uma estreia em absoluto do estabelecimento de uma “Free Trade Zone” entre o interior da China e os Países de Língua Portuguesa graças à valorosa ação da AJEPC e Federação Sino-PLPE. O dia terminou com um jantar oferecido pelo Governo de Macau.
No âmbito desta visita da delegação portuguesa, o dia 19 ficou assinalado com a abertura do “1st Portuguese Carnival” no centro da cidade de Chongqing, local onde foi igualmente realizada uma feira de produtos e serviços portugueses.
Decorreu ainda uma reunião de Business Matching onde a maior parte dos empresários portugueses aproveitaram para apresentar os seus negócios, destacando-se a SONAE, a Globalártica e o Empreendedor.com
A Diáspora Lusa, representada por Diogo Senra Rodeiro, International Development Consultant for Asia/Pacific, também teve a oportunidade de apresentar a missão e objetivos da plataforma para todos os presentes.
No decurso da feira, ia-se registando um misto de euforia e de curiosidade por entre os visitantes do certame, que tiveram a oportunidade de conhecer e tomar contato com produtos que nunca antes tinham visto. De sublinhar que é notória a ainda pouca abertura que os cerca de 30 milhões de habitantes de Chongqing têm para com o Ocidente. Os cerca de 5 mil europeus que habitam esta cidade pouco impacto têm no seu dia-a-dia.
A comitiva foi ainda convidada para realizar uma visita a duas províncias vizinhas para conhecer alguns locais emblemáticos, dos quais se destaca a Casa-Museu de Deng Xiaoping, considerando o homem que permitiu à China tornar-se o gigante económico e militar que é hoje. O momento que assinala a passagem de Macau para a China, simbolizado com uma foto do então Primeiro-Ministro Cavaco Silva, também figura por entre as milhares de memórias da vida e história da figura do “grande líder”.
O último dia da visita contou com inúmeras visitas guiadas aos stands que os membros da AJEPC realizavam fazendo a apresentação dos produtos. Houve ainda tempo para vários animados momentos de danças e cantares tradicionais de Portugal, onde não faltou o tradicional “Malhão” para gáudio do público que por lá passava.
Como foi várias vezes referido pelo presidente da AJEPC, Alberto Carvalho Neto, Portugal lançava as primeiras caravelas há mais de 500 anos. Hoje continua a fazê-lo… e logo para o interior da China! A sensação que fica é a de que onde quer que nos insiramos, conseguimos sempre deixar uma marca indelével devido a todas às características que fazem de nós portugueses. Existem inúmeros casos de lusitanos intrépidos espalhados pelo mundo. Um dos exemplos paradigmáticos é o Sr. Fernando Graça, proprietário do restaurante Tromba Rija em Macau que conhecemos e que, aos 73 anos, continua a degustar todos os pratos desconhecidos que vinham para a mesa com a curiosidade de quem tem 20.
Diogo Senra Rodeiro refere que a “a sensação deixada, não só pela categórica receção do RONE Group, pela tamanha curiosidade daqueles que pela feira passavam, como também pela FIN – Feira e Fórum de Negócios que está aí à porta, é a de que este primeiro passo está dado e muito bem dado”. Não o surpreenderá, portanto, se surgir o “2nd Portuguese Carnival of Chongqing”.
O próximo passo será dado na FIN 2017-Feira & Fórum Internacional de Negócios-China e Países de Língua Portuguesa e Espanhola, organizada pela Associação de Jovens Empresários Portugal-China e pela Federação Sino-PLPE. Este evento, de que a Diáspora Lusa é Media Partner, decorrerá na Exponor entre os dias 21 e 23 de Junho de 2017.
No seguimento desta missão, Alberto Carvalho Neto estendeu o convite para uma delegação de Chongqing marcar presença nesta iniciativa.
Diogo Rodeiro termina sublinhando que “foi um orgulho e uma honra incomensuráveis podermos fazer parte deste novo movimento que solidifica a aproximação entre duas das culturas mais marcantes e ricas em todo o mundo: a Portuguesa e a Chinesa.”
A Diáspora Lusa, enquanto plataforma digital de comunicação, de serviços e de internacionalização, encontrou-se representada em Chiongqing pelo seu Consultor para a Ásia-Pacífico, Diogo Rodeiro, assumindo como principal missão a divulgação das entidades e empresas portuguesas com as quais a Diáspora Lusa tem parceria, assim como os Municípios que estão associados a esta plataforma.
De sublinhar que a Diáspora Lusa é a única Plataforma Digital Portuguesa presente neste evento, materializando desta forma a sua estratégia de internacionalização DIÁSPORA LUSA CHINA/MACAU inserida no âmbito da parceria estratégica estabelecida com a Associação de Jovens Empresários Portugal-China (AJEPC) para os mercados China-Ásia-Pacífico.
Diáspora Lusa – Media Partner da FIN 2017
Diáspora Lusa-Laços Com Valor
Contacte-nos