Por decisão da CPLP e da UNESCO, o Dia Mundial da Língua Portuguesa celebra-se a 5 de Maio. Por todo o mundo, e, em particular no Reino Unido, os países da CPLP organizam um conjunto de atividades que evocam a nossa língua comum, que une povos e continentes.

Somos mais de 265 milhões de falantes distribuídos por 9 países e uma região administrativa especial (Macau); partilhamos uma língua e uma história mas, acima de somos uma língua de futuro, de cultura, de negócios, de pontes, de tecnologia e do oceano.

Por cá, Augusto Santos Silva sublinha que a língua portuguesa “une os cinco continentes”, sendo falada por cerca de 300 milhões de pessoas em todo o mundo”.

O presidente da Assembleia da República considera importante que o Dia Mundial da Língua Portuguesa, que hoje se assinala, seja celebrado em todo o mundo onde o português é estudado e melhorado através da criação literária e artística.


Angola

O artista luso-angolano, Pedro Pires inaugurou a 20 de abril de 2023, no Camões – Centro Cultural Português (CCP) em Luanda, a sua exposição individual “A Vida Longa das Linhas Retas”. A mostra integra o programa das comemorações que o CCP em Luanda dedica ao Dia Mundial da Língua Portuguesa, que se assinala a 5 de maio, e marca o regresso a solo do artista à capital angolana.

A exposição apresenta um conjunto de 23 trabalhos, de escultura e intervenção sobre papel, decorrendo, na designação, da apropriação do título do ensaio homónimo de Wolfgang Döpcke, “A vida longa das linhas retas” (1999), que fornece uma análise crítica das narrativas estereotipadas que envolvem a definição das linhas de fronteira em África.

A exposição ficará patente em Luanda até 26 de maio de 2023 e a entrada é livre.

Cabo-Verde

Em Cabo-Verde integrando as comemorações do Dia Mundial da Língua Portuguesa, terá lugar no dia 5 de maio de 2023, na Cidade da Praia, e no dia 6 de maio, no Mindelo, em Cabo Verde, um recital da dupla Sinédoque.

Um concerto criado para piano e recitante, com poesia portuguesa e música portuguesa, interpretado pelo ator Ivo Canelas (recitante) e João Vasco no piano.

A sinopse poderá ser consultada no site do Instituto da Cooperação e da Língua- Camões.

Etiópia

Na Etiópia o Dia Mundial da Língua Portuguesa comemora-se com as Jornadas da Língua Portuguesa que ocorrem entre os dias 5 e 13 de maio. No dia 5 de maio, haverá um seminário que conta com a presença do Ministro dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho, relacionado com a presença da língua portuguesa nas organizações internacionais em África.

Moçambique

A 5 de maio de 2023, o Centro Cultural Português em Maputo, na Beira, em Moçambique, inaugura a exposição “História do Fado” e promove uma feira gastronómica e de artesanato “Por Cá, Entre Nós – Dia Mundial da Língua Portuguesa”, juntamente com a comunidade residente na Beira, oriunda dos países de expressão de língua portuguesa.

Brasil

No dia 5 de maio de 2023 terá lugar no Palácio de S. Clemente, no Rio de Janeiro, Brasil, uma sessão que contará com Silviano Santiago, Prémio Camões 2022, como figura de destaque.

O objetivo principal desta sessão será fomentar um diálogo sobre Pessoa, Herberto Hélder, Drummond e vários outros poetas portugueses e brasileiros com traços semelhantes no que toca ao pluralismo identitário. Haverá também lugar a uma homenagem à lusitanista e académica Cleonice Berardinelli, recentemente falecida.

Portugal

O Festival Internacional das Artes da Língua Portuguesa (Festlip) assinala 15 anos e vai ter edição especial em Portugal, entre os dias 5 e 7 de maio, e contará com diversas atividades, tais como eventos e apresentações que se enquadram no Dia Mundial da Língua Portuguesa.

Fontes:

Instituto da cooperação e da língua – Camões

– Observador

– Facebook FESTLIP