O Presidente da República designou Peso da Régua como sede das comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas

O Douro, Património da Humanidade, foi designado como Capital Europeia do Vinho em 2023. A cidade do Peso da Régua foi a promotora desta iniciativa de âmbito regional, que integra os 19 municípios da CIM Douro, que preveem numerosas iniciativas de promoção da região ao longo do ano.


“Neste contexto, o Presidente da República resolveu designar o Peso da Régua como sede, no ano de 2023, das Comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, estendendo-se as celebrações às comunidades portuguesas na África do Sul” pode ler-se na nota divulgada no site oficial da Presidência da República.

Vamos saber como se celebra Dia de Portugal nalgumas cidades por esse mundo fora:

Berlim

Em Berlim a comunidade portuguesa realiza mais uma edição da festa “Nem tudo é Saudade” neste Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, com um convívio que promete muita animação em torno da cultura e da gastronomia.

Um evento que é organizado pela Associação Cultural 2314 com o apoio do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal. Para mais informações pode consultar o site.

São Francisco

Nos Estados Unidos da América, mais propriamente em São Francisco, no dia 10 de junho, a comunidade portuguesa apresenta um dia com comida deliciosa, dança e música, e ainda promete a parada tradicional, exposições de arte, atividades para crianças, vinho e espaços verdes.

Um evento organizado pelo Museu Histórico Português, que inicia de manhã e termina ao final da tarde.

Maputo

Por terras africanas, em Maputo, o Festival do Fado regressa a Maputo para apresentar a sua 2.ª edição em formato presencial.

Em 2020, Moçambique recebeu o festival no formato híbrido, e contou com a presença de Fábia Rebordão, Cuca Roseta e Sara Correia.

Em 2022, o Festival trouxe até Maputo os fadistas Katia Guerreiro e Hélder Moutinho, dois grandes nomes no Fado. Este ano, o programa conta com um dos maiores nomes do Fado contemporâneo: a fadista Carminho, que irá atuar em Maputo às 20h30 no dia 8 de junho, no Montebelo Indy Maputo Congress Hotel.

Esta iniciativa está inserida na Celebração do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas e tem como objetivo dar a conhecer o Fado, considerado Património da Humanidade.

Namíbia

Ainda por terras africanas, na Namíbia, a Embaixada de Portugal em Windhoek preparou um fim de semana em honra do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.

No dia 9 de junho a embaixada organiza um jantar da comunidade portuguesa em Walvis Bay com o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Paulo Cafôfo, e no dia 10 de junho, oferece um almoço à comunidade portuguesa, desta vez organizado pela Academia do Bacalhau.

Bordéus

Em terras francesas o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, comemora-se com o Festival da Casa dos Arcos, em Bégles.

A organização é da própria Casa dos Arcos e vai oferecer à comunidade portuguesa a Festa do Bacalhau com animação musical.