O Presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, que se encontra numa visita ao Canadá, a convite do Arsenal do Minho de Toronto para participar no seu 30ºaniversário, foi esta quinta-feira recebido por Charles Sousa, Ministro das Finanças do Estado do Ontário na sede do Governo Provincial. Antes deste encontro, Rio foi o convidado especial da deputada provincial Cristina Martins numa uma sessão da Assembleia Legislativa do Ontário. Ambos são lusodescendentes.

No topo da agenda desta reunião esteve o interesse do Canadá e de Portugal em reforçar a partilha de conhecimento das novas tecnologias e novos investimentos, pois segundo o ministro das finanças do Ontário, entre a cidade de Toronto e a região de Waterloo existe um corredor de 114 km onde estão localizadas diversas empresas ligadas à inovação e às novas tecnologias, como a Google, Shopify, Research in Motion (Blackeberry) ou Cisco, além de dezenas de milhares de Startups. O estado do Ontário tem feito um grande investimento para dotar esta região de condições para concorrer com outras zonas competitivas no globo, seja nos Estados Unidos, como Sillicon Valley ou Nova Iorque, mas também com outros estados europeus, e Sousa, que esteve recentemente em Portugal, tem desenvolvido esforços para atrair investigação e conhecimento técnico de Portugal para ajudar a potenciar as tecnologias de informação nesta região do Canadá.

Ricardo Rio enfatizou a importância estratégica que pode assumir a região de Toronto para a cidade de Braga, pois “uma das missões do executivo municipal é potenciar novas relações para as nossas empresas e para o sector de conhecimento, e esta reunião com o Charles de Sousa abre-nos diversas portas, quer para partilhar as nossas experiencias, nomeadamente através da Startup Braga e das nossas universidades e da investigação, mas captar investidores e colocar Braga no radar dos investidores desta região”.

Rio afirmou que neste primeiro dia de visita já teve a oportunidade de contactar com diversos empresários luso-descendentes, alguns dos quais já têm projetos de investimento em curso a decorrer em Braga e outros que ficaram muito interessados em conhecer mais sobre as potencialidades que Braga oferece. Esta é uma região muito importante para Portugal, pois além dos 429 mil portugueses e lusodescendentes que residem oficialmente no Canadá, estima-se que existam cerca de 550 mil, estando a sua grande maioria localizada na província do Ontário. Rio afirmou que esta visita é uma oportunidade de “aumentar os laços com a importante comunidade lusodescendente, mas também de captar novos investimentos e promover Braga nesta região”.

Ricardo Rio, além de contactos com entidades oficiais e empresários, teve também a oportunidade, neste primeiro dia de visita, de ser entrevistado por três diferentes órgãos de comunicação social: a televisão FPTV e as rádios Chin Radio e CIRV-FM.

Fonte: portal web da Câmara Municipal de Braga