A FIEC-Federação das Indústrias do Estado do Ceará irá receber no dia 10 de agosto o Ceará Global, evento sobre a internacionalização da economia do Ceará.

 

O evento é uma iniciativa conjunta da Câmara Temática Estadual de Comércio Exterior e Investimento Estrangeiro, Câmara Brasil Portugal no Ceará e Federação das Indústrias do Estado do Ceará. Conta também com o apoio do SEBRAE, Junta Comercial do Ceará, Federação das Câmaras de Comércio Exterior e do Grupo de Comunicação O Povo.

Durante o evento, será apresentado um panorama do investimento estrangeiro no Estado, com base nas partições societárias detidas por pessoas físicas e jurídicas estrangeiras em empresas cearenses. Os dados foram disponibilizados pela Junta Comercial do Estado do Ceará e organizados pela Câmara Brasil Portugal no Ceará. Segundo dados de 2013, fornecidos pela Câmara Brasil Portugal, existem mais de 4 mil empresas no estado do Ceará com sócios estrangeiros, concentradas sobretudo em setores ligados ao turismo e imobiliário.

De acordo com o presidente da Câmara Temática Estadual de Comércio Exterior e Investimento Estrangeiro, Rômulo Alexandre Soares, o Ceará Global é uma agenda permanente e multilateral cujo objetivo é mostrar que nos últimos anos o Estado do Ceará passa por profunda transformação, mediante a consolidação e inserção de novos setores exportadores e expressivos ingressos de capitais estrangeiros na sua economia. Ele cita como exemplo os setores de energia, alimentos, agronegócio, siderurgia, bebidas, hotelaria e construção civil.

Num evento que contará com a presença de Raul Marques, da Diáspora Lusa, a expansão das exportações e a atração de investimento externo direto são os principais temas. A iniciativa dirige-se sobretudo a empresários, executivos e servidores de empresas e instituições ligadas ao comercio exterior e investimento estrangeiro.

Ainda como parte do encontro, a FIEC apresentará a agenda Internacional da Indústria para 2017, indicando as prioridades de atuação para a promoção da inserção internacional das empresas cearenses, com base em projeto capitaneado pela CNI. A agenda é composta por atividades em duas grandes linhas de atuação, a influência sobre políticas comerciais e serviços de apoio à internacionalização de empresas.

Programa

Inscrições: link