Na competição participaram filmes, documentários e programas televisivos de 59 países.


O Internacional Tourism Film Festival Africa (ITFFA) 2023 apresentou os prémios no passado dia 5 de maio no Lábia Theatre na Cidade do Cabo, e atribuiu na categoria de “Documentário e Televisão” o prémio prata ao documentário “Cordas” da Miratec Arts, que faz referência ao Festival Cordas que acontece anualmente na Madalena do Pico, nos Açores.

Todos os trabalhos apresentados no ITFFA promovem uma cidade, região ou país em formatos criativos, e o “Cordas” tem estado em destaque pelo mundo, sendo que já soma 25 prémios internacionais, desde a Europa à Oceânia, já foi exibido em 120 festivais, em mais de 40 países, e continua em digressão.

O produtor Terry Costa, acompanhado pelo Cônsul de Portugal na Cidade do Cabo, Jorge Teixeira de Sampayo, recebeu o prémio pelas mãos dos diretores do ITFFA, Caroline Ungersbock e James Byrne. Em relação ao concurso, Jorge Teixeira de Sampayo destacou que “é um orgulho para Portugal fazer parte destes eventos internacionais”, o Cônsul deu os parabéns a todos os participantes portugueses e realçou a importância de os talentos portugueses serem reconhecidos pela comunidade internacional.

O produtor documentário e diretor artístico da MiratecArts revela que o “próximo objetivo é conseguir espaço nas grelhas televisivas e de streaming para chegar ao maior número de audiências”. Para além disto realça que o documentário “está a correr o mundo” e que “ a melhor audiência é a que vê o documentário e comunica com a MiratecArts, vai visitar os Açores, especialmente a Ilha do Pico, e a sede da produtora, por causa do filme”.

O documentário “Cordas” produzido pela MiratecArts, com imagem e edição de Diogo Rola tem exibições marcadas para este mês de maio em Portugal, Itália, Nova Zelândia, e por vários países do Médio Oriente e da Ásia, com destaque para a Índia, onde o filme já foi visto em dezoito cidades.

Fontes: MiratecArts