Emídio Gomes foi o escolhido para suceder a Fontainhas Fernandes no cargo de reitor da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).
As eleições decorreram na passada segunda-feira, com três candidatos ao cargo.
Os 25 membros do Conselho Geral da UTAD pronunciaram-se, através de voto secreto digital, tendo sido eleito Emídio Gomes para o mandato 2021-2025.
Emídio Ferreira dos Santos Gomes, é natural de Massarelos, Porto, licenciado em Engenharia Zootécnica pela UTAD (1984), é mestre em Ciências Biomédicas pela Universidade do Porto (1987) e doutorado em Ciências Biomédicas, especialidade de Nutrição, pela Universidade do Porto (1991).
Desde 2017 exerce funções de vice-reitor da UTAD para a Área de Investigação e Inovação, tendo anteriormente sido Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, pró-reitor da Universidade do Porto para a Inovação e Relações Empresariais, Presidente da Agência Nacional de Inovação e Administrador Executivo da Área Metropolitana do Porto.
De acordo com nota publicada no portal da UTAD, o reitor eleito tem como visão tornar a “UTAD uma referência das novas Sociedades do Conhecimento, inclusiva e integradora, por todos reconhecida pela qualidade da sua oferta de ensino, da investigação e pela abertura ao mundo, à comunidade e às empresas. Uma Universidade exigente, competitiva e protagonista” e substitui António Fontainhas
Emídio Gomes foi eleito com 80% dos votos.