A Cap Magellan, principal associação de jovens lusodescendentes em França, organiza um encontro europeu de jovens lusodescendentes intitulado “A Empregabilidade na Europa: o Digital ao serviço da Ecologia e da Inclusão dos Jovens”, ao abrigo do Programa Erasmus+.

O encontro vai ter lugar no território da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, em Fátima, entre os dias 14 e 18 de dezembro de 2022 e realiza-se à margem dos encontros do PNAID-Programa Nacional de Apoio ao Investimento da Diáspora, que decorrerão de 15 a 17 de dezembro, em Fátima.

Prevê-se um encontro europeu de 50 jovens lusodescendentes, lusófonos e animadores de juventude em Portugal durante quatro dias, vindos de treze países diferentes: Alemanha, Angola, Bélgica, Brasil, Congo, Dinamarca, Espanha, França, Luxemburgo, Peru, Portugal, Senegal e Suécia.

A iniciativa procura valorizar o bilinguismo, a dupla-cultura e a multiculturalidade que têm em comum muitos dos jovens e animadores de juventude lusófonos e lusodescendentes presentes ; mas será também para criar uma rede europeia com pessoas ativas na política, associações e empresas originárias de vários países para comunicar e partilhar experiências individuais e coletivas, a fim de dar respostas aos jovens para quem procurar emprego é mais difícil: os jovens com deficiências, os que moram nas zonas rurais e os jovens NEET (Não na Educação, Emprego ou Formação).


Assim, durante o Encontro cada jovem receberá uma formação composta por seminários e atividades informais que tratarão de empregabilidade. Além disso, vão construir juntos um projeto em parceria das empresas locais com o intuito de as tornar mais verdes e inclusivas para os jovens, onde o digital é uma das competências.


Os participantes elaborarão um Projeto Comum, com o tema: A empregabilidade na Europa: o digital ao serviço da ecologia e da inclusão dos jovens. Este projeto em comum tem como objetivo de incentivar a sua inserção no mercado de trabalho. A ideia é a formação enraizar-se no contexto económico local da região do Médio Tejo, a fim de responder às suas necessidades, ao mesmo tempo que às necessidades dos jovens em causa.

CONSULTE AQUI O PROGRAMA