A primeira edição dos Encontros do Programa Nacional de Apoio ao Investimento da Diáspora (PNAID), em Fátima, contou com cerca de 750 pessoas, e onde estiveram presentes compatriotas de 35 países.

A apresentação da segunda edição dos Encontros PNAID ocorreu a 2 de novembro, em Viana do Castelo, cidade anfitriã do maior evento de investidores da diáspora portuguesa. A apresentação começou, às 11h00, com a visita a uma unidade industrial e prosseguiu no Centro de Mar, no Navio Gil Eannes às 12h00, sendo presidida pelo Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Paulo Cafôfo, e pela Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira.

Os Encontros PNAID são uma iniciativa conjunta do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas e da Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional. Esta segunda edição é organizada pelo Município de Viana do Castelo em parceria com a Comunidade Intermunicipal do Alto Minho e da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte.

Esta iniciativa tem como objetivo, como revela a Coordenadora do Gabinete de Apoio ao Investimento da Diáspora (GAID), Cristina Coelho, “valorizar as comunidades portuguesas, nomeadamente, no seu potencial económico, na atração de talento e investimento, respondendo sempre ao desafio da coesão territorial e da demografia”. Este ano, as sessões têm um enfoque em áreas prioritárias que têm que ver com o território, mas que são estratégicas para o país, nomeadamente, “a economia azul, as energias renováveis e a sustentabilidade”, afirma Cristina Coelho.

Durante a apresentação, a Coordenadora do GAID, referiu que os PNAID “terão um ciclo de sessões de esclarecimento sobre os apoios e incentivos, com foco no Portugal 2030, e sessões técnicas com masterclass”, e contará também com “dinâmicas de aceleração de parcerias e negócios”, onde destacou, “a Bolsa de Oportunidades de Negócio”, exposições e reuniões individuais, onde salientou, “a Galeria «Investidores da Diáspora» e o Espaço Artes e Letras”.

O Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Paulo Cafôfo, afirmou durante a sua intervenção que “este programa acaba por potenciar as políticas de fixação do Governo, as políticas de estímulo ao emprego e as políticas de investimento”. Demonstrando que através do PNAID, já existem “265 estatutos de investidor da diáspora, 13,5 milhões de financiamento em projetos, 185 projetos apoiados, num total de 155 milhões de investimento”.

Paulo Cafôfo reforça ainda que é necessário “executar um mapeamento dos investimentos, com o intuito de se criar a marca «investimento da diáspora, criar um programa de estágio para lusodescendentes e um outro programa dirigido a incubadoras e start-ups”.

A Secretária de Estado do Interior e Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira, destacou a importância do Programa Regressar na coesão territorial, uma vez que, “conta já com 7000 candidaturas, que permitiram o regresso de mais de 15500 pessoas, e envolvendo um apoio de mais de 27 milhões de euros”. Isabel Ferreira também realçou a importância dos Encontros PNAID na “potencialização do turismo da região do Minho”.

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, agradeceu a oportunidade de receber os Encontros PNAID no seu município, destacando a sua “identidade histórica e a vontade de fazer parte da mudança económica de Portugal”.

As inscrições já estão disponíveis em www.encontrosdiaspora.pt. A participação é gratuita, mas de inscrição obrigatória e lugares limitados. O programa desta edição pode ser consultado em: https://www.encontrosdiaspora.pt/programa .