A Secretária de Estado das Comunidades Portuguesas destacou que existe “apetência” de norte-americanos e luso-americanos por investir em Portugal, o que abre portas a “muitas oportunidades”.


Berta Nunes disse, em balanço final da sua primeira visita aos Estados Unidos no cargo de secretária de Estado das Comunidades, que uma das principais componentes da última semana foi de “informar, falar e conhecer [interessados] para fazer negócio, porque há uma apetência muito grande neste momento dos americanos por visitar e por investir em Portugal”.

A governante sublinhou também a vontade da comunidade de origem portuguesa, radicada nos Estados Unidos, “que é bem-sucedida e quer continuar a investir ou quer mandar os seus filhos para estudarem em Portugal”.

Berta Nunes declarou que as “oportunidades”, o investimento na direção de Portugal e as “muitas parcerias” já existentes conferem uma presença forte à comunidade luso-americana, que continua em crescimento.

Dado o forte crescimento, segundo a secretária de Estado, o serviço consular também está em vias de ser reforçado.

A visita da secretária de Estado decorreu entre os entre 04 e 11 de junho e incluiu as cidades de Elizabeth e Newark, na Nova Jérsia, Boston, Fall River e New Bedford, em Massachusetts, Hartford em Connecticut, terminando em Palm Coast e Miami na Florida.

De acordo com dados oficiais, residem nos Estados Unidos cerca de 1,3 milhões de portugueses e lusodescendentes.