O Festival do Livro de Atenas é uma iniciativa da Embaixada de Portugal em Atenas com o apoio do Camões- Instituto da Cooperação e da Língua, I.P.

A 51ª edição do Festival do Livro de Atenas começou a 1 de setembro e vai prolongar-se até dia 17 do mesmo mês. O evento realiza-se no Parque Pedio tou Areos, e possui um pavilhão dedicado à literatura portuguesa, com uma homenagem especial às figuras femininas da nossa literatura.

A iniciativa organizada pela Embaixada de Portugal em Atenas, visa promover a literatura portuguesa, que já se encontra traduzida e publicada no setor editorial helénico, bem como apresentar as novidades do setor editorial português para futuras traduções e publicações de livros portugueses em grego.

Esta edição do Festival do Livro de Atenas é subordinada ao tema “Mulher- Uma leitura complexa”, pelo que estão programadas diversas palestras, discursos e atividades destinadas à sensibilização sobre as questões que interessam, preocupam e inspiram a sociedade helénica acerca das mulheres.

Neste contexto, a Embaixada portuguesa organiza uma mesa-redonda cujo objetivo é salientar a presença das mulheres na literatura portuguesa, e por isso, destacar poetas como Natália Correia, Sophia de Mello Breyner Anderson, Florbela Espanca, Adília Lopes, Ana Luísa Amaral, Maria do Rosário Pedreira e Filipa Leal, e prosistas como Irene Lisboa, Agustina Bessa-Luís, Lídia Jorge, Dulce Maria Cardoso, Hélia Correia, bem como as “Três Marias” (Maria Isabel Barreno, Maria Teresa Horta e Maria Velho Costa), serão estas as protagonistas de um evento que terá lugar no Palco Principal deste Festival do Livro, no dia 12 de setembro.

Para mais informações pode visitar a página de Facebook da Embaixada de Portugal na Grécia: https://www.facebook.com/portugalingreece

Fonte: Site Camões I.P