O Instituto do Mundo Lusófono (IMLus) realizou nos dias 22, 23 e 24 de junho na cidade do Funchal, o Fórum Internacional Económico e de Promoção Empresarial, que decorreu na Assembleia Legislativa Regional e no Teatro Baltazar Dias.

A escolha recaiu na cidade do Funchal, tendo em conta o seu grande potencial de atração de empresas nacionais e estrangeiras.

Nos dias 22 e 24 foram realizadas as atividades de âmbito cultural no Auditório da Assembleia Legislativa Regional, e no dia 23 realizou-se o Fórum Económico que teve lugar no Teatro Baltazar Dias.

O mote deste ano foi “Madeira- Competitividade e Finanças”, e o Departamento de Estratégia e Desenvolvimento Económico do Instituto do Mundo Lusófono teve como objetivos, promover e facilitar oportunidades de negócio, agrupando os empresários e as suas empresas, e desenvolver o conhecimento nas grandes apostas da globalização das economias, potenciando a relações entre o mundo lusófono e mundo francófono.

Para além disto, o encontro também tem como objetivo o intercâmbio noutras áreas, designadamente no domínio cultural, promovendo a troca de ideias e de experiências. O fórum tornou-se o local ideal e de referência para discutir os desafios da Lusofonia económica, as suas perspetivas de desenvolvimento e, também, as condições económicas, financeiras e jurídicas necessárias à construção de uma verdadeira união económica lusófona, melhorando a estrutura dos tecidos económicos dos seus membros.

Assim, o encontro visou criar uma plataforma de intercâmbio e de diálogo, mobilizando especialistas internacionais e operadores económicos, torno de conferências e de mesas redondas setoriais, dando destaque às necessidades diretas das empresas que buscam desenvolvimento internacional e que estejam interessadas em operar no universo lusófono.

Fontes: Site Fórum Económico Internacional