O Ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, preside à apresentação das medidas de promoção do ensino da língua portuguesa junto das comunidades nacionais residentes no estrangeiro.

Esta iniciativa corporiza um dos vetores da política de internacionalização da língua portuguesa, definida pelo Governo, que será desenvolvida pelo instituto Camões.

A sessão contará com a presença da Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Teresa Ribeiro, e do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro.

Ensino do Português no Estrangeiro

Será ainda apresentado o projeto Português mais próximo, uma oferta educativa complementar, para apoio ao Ensino do Português no Estrangeiro como língua materna, através do recurso a uma plataforma digital, para o que será assinado um protocolo com a Porto Editora.

O Ensino do Português no Estrangeiro tem o objetivo de assegurar aos filhos dos cidadãos portugueses que se encontrem ou residam no estrangeiro o ensino da língua portuguesa e o acesso à cultura portuguesa, em plena articulação com entidades locais de caráter oficial ou privado.

Nesta linha, a Lei de Bases do Sistema Educativo consagra o Ensino do Português no Estrangeiro como uma das modalidades especiais de educação escolar, assente na diversidade dos seus destinatários e na dispersão geográfica da rede de ensino.

O Ensino do Português no Estrangeiro encontra-se atualmente alinhado por uma estratégia global para a língua portuguesa que visa o reconhecimento da importância cultural, geoestratégica e económica da língua portuguesa no mundo.

Tem como um dos princípios orientadores a sua aprendizagem como língua segunda, língua estrangeira ou língua de herança, assim como o desenvolvimento do estudo da cultura portuguesa.

Fonte: site do Ministério dos Negócios Estrangeiros