A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) atribui a 5.ª edição do “Prémio José Aparecido de Oliveira” a Marcelo Rebelo de Sousa.

Esta distinção foi decidida por aclamação pelo júri, constituído pelos Representantes Permanentes dos Estados-Membros junto da CPLP, reunido a 4 de março de 2021.

Segundo o embaixador Francisco Ribeiro Telles, secretário-executivo da CPLP, “o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa foi escolhido por consenso” entre os membros do júri, os embaixadores dos nove Estados-membros da CPLP.

Estamos muito agradados com esta decisão, por consenso, dos Estados-membros”, acrescentou.

O diplomata adiantou que não está ainda definida a data nem o local em que o Presidente da República Portuguesa poderá receber o prémio, no valor de 30 mil euros, mas admitiu a possibilidade que este possa ser entregue numa cerimónia à margem da próxima conferência de chefes de Estado e de Governo da CPLP, prevista para julho em Luanda.

Instituído em 2011 e de cariz bienal, o “Prémio José Aparecido de Oliveira” promove a atribuição de um diploma de mérito e de uma prestação pecuniária, pretendendo reconhecer e homenagear personalidades e instituições que se distingam na defesa, valorização e promoção dos princípios, valores e objetivos da CPLP, bem como na realização de estudos e trabalhos de investigação que se inscrevam neste âmbito.

Os candidatos ao “Prémio José Aparecido de Oliveira” são propostos pelos Estados-Membros, pelos Observadores Associados e Observadores Consultivos da CPLP.

Os agraciados com esta distinção nas edições anteriores foram:

2018 – António Guterres, Secretário Geral da Organização das Nações Unidas (ONU);

2016 – Jorge Sampaio, antigo Presidente da República Portuguesa; Carlos Lopes, antigo Secretário Executivo da Comissão Económica das Nações Unidas para África; e Lauro Moreira, diplomata de carreira do Brasil e primeiro Representante Permanente junto à CPLP (ex-aequo);

2014 – Kay Rala Xanana Gusmão, antigo Presidente de Timor-Leste e a Igreja Católica Timorense – Centro Episcopal de Timor-Leste (ex-aequo);

2012 – Lula da Silva, antigo Presidente do Brasil.