A Fórmula 1 está de regresso a Portugal de 30 de abril a 2 de maio no Autódromo Internacional do Algarve, em Portimão. A confirmação foi dada pela Federação Internacional Automóvel (FIA).

O Grande Prémio português será a terceira prova do Mundial deste ano, depois das “etapas” no Barém, em março, e em Imola (Itália), em abril.


A Fórmula 1 regressou a Portugal em outubro de 2020, ao Autódromo Internacional do Algarve, após 24 anos de ausência do Mundial, na sequência da reorganização dos calendários devido à pandemia de COVID-19.

Este ano será a segunda vez consecutiva que o GP Portugal se realiza em Portimão: no ano passado a prova foi conquistada por Lewis Hamilton (Mercedes), que assim se tornou no piloto com mais vitórias (92) na história da modalidade, ultrapassando as 91 do alemão Michael Schumacher.

Apesar de necessitar de confirmação a presença de público não é colocada de parte pela Fórmula 1 que está “a trabalhar de perto com o promotor e o Governo Português em relação à presença de fãs esta época“, depois de 27 mil presentes no ano passado.

Stefano Domenicali, presidente e CEO da Fórmula 1, mostra-se entusiasmado pelo regresso da prova a Portimão, agradecendo o trabalho do promotor, o Autódromo Internacional do Algarve e do Governo.

Queremos agradecer ao promotor e ao Governo português pelo seu trabalho árduo e dedicação que nos trouxe a este ponto. Estamos confiantes e entusiasmados com a época de 2021 (…). Esperamos receber adeptos em Portimão novamente esta época de forma segura e estamos a trabalhar com o promotor nos detalhes desse plano“, disse, citado pelo site oficial da F1.

Rita Marques, Secretária de Estado do Turismo, realça a importância da realização de grandes eventos em Portugal e agradece à FIA e à Fórmula 1 pela confiança depositada no país.

Organizar grandes eventos no nosso país é muito importante para a imagem e para a promoção internacional de Portugal como um destino turístico, por isso é com grande interesse que vemos o regresso da Fórmula 1 ao Algarve em 2021. Quero agradecer à FIA e à F1 pela sua confiança em Portugal, no Algarve e no Autódromo Internacional do Algarve para escolherem o nosso país para receber uma prova do calendário de F1, e expresso o nosso total comprometimento para que seja um grande sucesso“, afirmou esta membro do Governo.