De 11 a 13 de Outubro, em Montmartre, Paris os franceses são convidados  a descobrir Portugal pela gastronomia e os vinhos

Portugal vai a Paris promover um “turismo… slow”, com o pão de ló, os doces conventuais, as bolachas e biscoitos, os queijos, o mel e as compotas, os licores, os fumeiros e enchidos, as fogaças e os vinhos

Deste modo o país, representado de norte a sul, vai ao encontro dos parisienses, a um dos pontos de encontro mais esperados do ano, a Fêtes des Vendanges, que terá lugar em Montmartre, de 11 a 13 de Outubro, avança o portal O TURISMO.

Os municípios da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, a Comunidade Intermunicipal do Oeste, Palmela, Guarda, Torres Vedras, Reguengos de Monsarraz, Pinhel, Lagoa, Albufeira, Lagos, AMPV – Associação dos Municípios Portugueses do Vinho, RECEVIN – European Network of Wine Cities e a Confraria do vinho de Carcavelos constituem “a maior presença de sempre, no terceiro ano consecutivo de participação nacional, com a organização da My Genuine Portugal, empresa de duas luso descendentes, Ana Sofia Oliveira e Dina Carvalho Sanches.”

Portugal vai estar representado no Percurso do Gosto, com quase 100 metros quadrados, mesmo frente à Basílica do Sacre Coeur, entre os mais de 1200 metros quadrados de expositores que procuram cativar os mais de 500 mil visitantes atraídos pela exposição, tornando-a numa das mais emblemáticas mostras de gastronomia e vinhos de Paris.
Provas, degustações e venda de produtos, vão preencher o fim de semana em Montmartre.

“É a primeira vez que temos uma representatividade tão completa do nosso país na Fêtes des Vendanges! São 10 municípios e duas Comunidades Intermunicipais, que tornam a presença portuguesa a maior de sempre, reforçando a importância deste mercado, em geral, e deste evento, em particular, para a promoção do nosso país”, adianta Ana Sofia Oliveira.

Para Dina Carvalho Sanches “a aposta na promoção dos produtos premium do nosso país tem-se revelado ganha”. “Quando há três anos abraçamos o desafio de mostrar aos parisienses o outro lado de um país desconhecido estávamos certas que não iriam resistir e é com muito agrado que percebemos que há recetividade de Paris e que os nossos parceiros de Portugal aderem com afinco a estas ações de contacto direto com os franceses”, acrescenta.

Esta ação da My Genuine Portugal integra-se na estratégia do Turismo de Portugal desenvolvida para o mercado francês que “quer alargar o leque de opções e encaminhar os franceses para fora dos grandes centros urbanos, a partir da gastronomia e dos vinhos.”

Paris é sem dúvida a principal cidade emissora de turistas franceses para Portugal, juntamente com Lyon e Nantes. Em 2018, o mercado foi responsável por 1,6 milhões de hóspedes, 4,5 milhões de dormidas e 2 726 milhões de euros de receitas turísticas. Prevê-se que até 2021 o mercado para Portugal cresça mais 2,2 % acompanhado de igual aumento nos gastos turísticos.

Fonte: O TURISMO