O Politécnico de Coimbra (IPC) está em primeiro lugar no ranking das instituições de ensino superior politécnico portuguesas mais inovadoras, segundo um estudo recente promovido pelo Consumer Guidance Institute Portugal.

Esta organização pertence ao Consumer Guidance Group e criou o Prémio Líderes Inovação Portugueses com o intuito de destacar as principais organizações portuguesas no campo da inovação. A capacidade de inovação das organizações foi aferida com base no número de registos de patentes a nível mundial no período compreendido entre janeiro de 2020 e junho de 2021.

Segundo Sara Proença, diretora do INOPOL Academia de Empreendedorismo do Politécnico de Coimbra, “esta distinção, que muito nos orgulha, é o corolário da estratégia que tem vindo a ser implementada nos últimos dois anos, de aposta na sensibilização da comunidade académica para a importância da proteção e valorização do conhecimento científico e tecnológico gerado, a par da criação de um conjunto alargado de mecanismos de fomento e serviços de apoio associados às várias etapas do processo de proteção de ativos intelectuais, assim como na procura das melhores soluções e estratégias para a respetiva valorização económica”.

No biénio 2020-2021, o Politécnico de Coimbra aumentou o número de registos de patentes em mais de 50% face ao biénio anterior. Este crescimento demonstra o trabalho desenvolvido por toda a comunidade académica e o esforço do INOPOL na prossecução da sua missão de valorização da proteção dos Direitos de Propriedade Industrial, enquanto
instrumento de promoção da inovação e empreendedorismo.