No âmbito do compromisso político com os PALOP e Timor-Leste, Portugal enviou mais 453.600 de doses de vacinas contra a Covid-19 para Angola, através da Covax. No total já foram enviadas mais de 1 milhão e 800 mil doses.

As informações foram avançadas pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros que dá conta de que as doses de vacinas enviadas para Angola através da COVAX, já permitiu vacinar até agora 44% da população com a primeira dose.

“Com esta doação, enquadrada na segunda fase do Plano de Ação na resposta sanitária à pandemia COVID-19 entre Portugal e os países africanos lusófonos e Timor-Leste, o total de vacinas enviadas para Angola ascende a mais de um milhão e oitocentas mil doses (1.851.200 doses)”, lê-se no comunicado.

Portugal disponibiliza 5% das doses de vacinas que adquire, respeitando o compromisso político que tem com os PALOP e com Timor-Leste, ajudando os países mais pobre na resposta sanitária contra a pandemia.

Dados divulgados pelas autoridades angolanas revelam que até ao fim de semana passado, mais de 6,9 milhões de pessoas já tinham recebido uma dose da vacina, o correspondente a 44,27%. A população com a dose completa ascende já os 3 milhões e diz respeito a uma cobertura vacinal de 20,8%