Um dos maiores eventos na modalidade de orientação organizado anualmente no nosso país e um dos mais importantes a nível mundial.

O Portugal “O” Meeting 2024 (POM 2024), na sua 27ª edição, decorrerá de 9 a 15 de fevereiro no concelho de Almeida, nas freguesias de Almeida, Amoreira e Miuzela do Côa. O evento será este ano organizado, pela Associação Desportiva do Mondego (ADM) ou Orimondego, numa parceria com a Federação Portuguesa de Orientação (FPO), a Federação Internacional de Orientação (IOF), o Município de Almeida, a Junta de Freguesia da Amoreira e a Junta de Freguesia de Porto Ovelha e Miuzela. O evento foi apresentado, no passado dia 30 de outubro.

A ADM apresenta-se como “uma associação desportiva sem fins lucrativos focada na atividade e formação desportiva em geral”, focando-se na modalidade de orientação e na defesa do “desporto para todos”. O objetivo principal desta associação é “dar a conhecer a qualidade técnica a nível de terrenos que Portugal oferece para a prática desta modalidade”.

Considerado um dos eventos mais importantes da modalidade a nível mundial, a comunidade terá então “a oportunidade de assistir ao vivo ao desempenho dos melhores especialistas mundiais de orientação”. O POM 2024 contará com a realização de 2 dias de treino e 5 dias de competição, com 7 etapas, duas delas “pontuáveis para o ranking internacional” e uma das etapas de orientação de precisão, dirigida para “atletas da classe paralímpica, com limitações motoras”.

A Orimondego, contará na sua equipa técnica com uma centena de voluntários, atletas da associação e alguns habitantes das freguesias onde o vai decorrer o evento. A participar estarão cerca de 1200 atletas de 32 países distintos, maioritariamente da Europa, e dos países da Escandinávia.

Na apresentação do evento, esteve presente, o Presidente da Câmara Municipal de Almeida, António Machado, que revelou a importância do POM 2024 para o município, “uma forma de promover a cultura, a gastronomia e a história da região”, assim como “divulgar outros eventos do município”.

Já Susana Mora, Presidente da ADM, considera que para além deste impacto turístico-cultural que o evento trará para a região, afirma que também “é importante envolver a comunidade no evento”, e por isso “a prova não se resume só ao dia de competição, mas prolonga-se no tempo, através de campos de treino, atividades com escolas e outras instituições locais”.

A Orimondego, já esteve no concelho de Almeida a realizar outros eventos desta modalidade, o primeiro em novembro de 2019, o campeonato ibérico e nacional de Rogaine na Miuzela do Côa e o segundo, em julho de 2022, a taça de Portugal da disciplina de OriBtt, na freguesia de Almeida e na de Miuzela do Côa.

Para mais informações acerca do POM 2024, poderá consultar o programa do evento disponibilizado na rede social Facebook: https://www.facebook.com/portugal.o.meeting/ .