O Prémio Camões, a mais importante distinção no campo da literatura em língua portuguesa, foi atribuído este ano ao autor, ensaísta e crítico brasileiro Silviano Santiago. O anúncio foi feito esta segunda-feira, 24 de outubro.

O autor de 86 anos, nascido em 1936, sucede assim à escritora moçambicana Paulina Chiziane — vencedora em 2021 — como autor premiado com esta distinção, que celebra o contributo do conjunto de uma obra literária de um autor para “a projeção e reconhecimento da língua portuguesa” no mundo

A atribuição do prémio a Silviano Santiago foi comunicada pelo ministério da Cultura português, em nota enviada às redações. O júri do prémio justificou assim a atribuição:

Silviano Santiago, além de escritor com uma obra literária com vários prémios nacionais e internacionais (Jabuti, Oceanos, etc.), é um pensador capaz de uma intervenção cívica e cultural de grande relevância, com um contributo notável para a projeção da língua portuguesa como língua do pensamento crítico, no Brasil e fora dele (nos países ibero-americanos, africanos, nos Estados Unidos e na Europa).”

Ler mais em OBSERVADOR