Marcelo Rebelo de Sousa chegou ao Aeroporto Internacional Frédéric Chopin de Varsóvia, no dia 20 de agosto, para uma Visita Oficial à Polónia.

O Presidente da República Portuguesa, realizou entre os dias 20 e 22 de agosto, uma visita oficial à Polónia, no aeroporto aguardavam-no o Embaixador de Portugal em Varsóvia, Luís Cabaço, a Embaixadora da Polónia em Lisboa, Joanna Pilecka, e respetivas delegações.

No dia 21 de agosto, Marcelo Rebelo de Sousa iniciou a sua viagem, com uma visita ao museu Polin, dedicado à história dos judeus polacos, acompanhado pelo Diretor do Museu, Zygmunt Stępińskie, tendo no final da visita assinado o Livro de Honra do Museu.

Ainda durante o mesmo dia, o Presidente da República, participou num encontro com estudantes universitários de Varsóvia. Após ter sido recebido pelo Magnífico Reitor da Universidade de Varsóvia, Professor Alojzy Z. Nowak, o Presidente da República dirigiu-se aos estudantes numa intervenção sobre o tema, “A situação internacional, antes, durante e depois”.

Marcelo Rebelo de Sousa inaugurou, na Biblioteca Municipal de Varsóvia, a Sala de Leitura de Língua Portuguesa, tendo antes visitado a exposição sobre o “Centenário das Relações Diplomáticas Portugal-Polónia”, do Professor Doutor Jan Stanislaw Ciechanowski.

A cerimónia oficial de boas-vindas ao Presidente da República português, foi realizada a 22 de agosto tendo sido recebido no Palácio Belweder, em Varsóvia, pelo Presidente da República Polaco, Andrzej Duda. Após este momento, os dois Chefes de Estado reuniram-se a sós, tendo depois esta reunião sido alargada às respetivas delegações. 

O dia foi preenchido com visitas a personalidades do governo polaco, o Presidente da República encontrou-se, na Câmara Baixa do Parlamento polaco, em Varsóvia, com a Presidente da Câmara Baixa, Elżbieta Witek. Encontrou-se, ainda, na Câmara Alta do Parlamento polaco, com o Presidente do Senado, Tomasz Grodzki.

No final da sua visita à Polónia o Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa encontrou-se, na Chancelaria do Primeiro-Ministro, em Varsóvia, com o Primeiro-Ministro polaco, Mateusz Morawiecki.

Fontes: Site Presidência