O Presidente da República iniciou, no dia 18 de setembro, uma visita de trabalho a Nova Iorque liderando a delegação nacional à 78.ª Assembleia Geral das Nações Unidas.

A Semana de Alto Nível, que decorre entre 18 e 22 de setembro, possui uma intensa agenda de trabalho nas Nações Unidas, e incluiu encontros com o Secretário-Geral das Nações Unidas e com o Presidente da Assembleia Geral da ONU, assim como com outros Chefes de Estado presentes em Nova Iorque.

Logo no primeiro dia, Marcelo Rebelo de Sousa, encontrou-se com o Presidente da Assembleia-Geral das Nações Unidas, Dennis Francis. Durante o encontro o Chefe de Estado português teve a oportunidade de analisar a atualidade internacional e efetuar uma discussão aprofundada sobre os desafios imediatos que se colocam às Nações Unidas, nomeadamente na implementação dos objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

Ainda no primeiro dia, Marcelo Rebelo de Sousa, liderou a delegação nacional presente na Cimeira dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Durante a sua intervenção, o Presidente da República apresentou à Cimeira os progressos registados em Portugal na concretização dos compromissos assumidos nesta matéria, tendo desafiado a Assembleia para a necessidade de os Estados-membros das Nações Unidas fazerem mais e agora.

Depois da sua participação na Cimeira dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, o Presidente da República encontrou-se com o Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, onde efetuaram uma análise aprofundada à situação política internacional e debateram possíveis vias de resolução de alguns dos desafios mais imediatos com que a Comunidade Internacional se confronta.

No dia 19 de setembro, Marcelo Rebelo de Sousa proferiu o seu discurso na 78.ª Assembleia-Geral das Nações Unidas. Numa mensagem de apoio à defesa dos Princípios consagrados na Carta das Nações Unidas e do multilateralismo, o Presidente da República destacou o apoio incondicional ao trabalho do atual Secretário-Geral das Nações Unidas, bem como o empenho inequívoco do nosso País no combate aos efeitos das alterações climáticas e na concretização dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

Marcelo Rebelo de Sousa dirigiu um apelo à Assembleia-Geral, relevando a necessidade imperiosa de todos os atores da Comunidade Internacional em agir decididamente a fim de se obterem a respostas aos problemas concretos dos nossos dias.

O Presidente da República marcou presença, no dia 20 de setembro, na Cimeira da Ambição Climática, onde explorou os novos desafios que se colocam ao nosso País e deixou um apelo à Assembleia para que se registem ações concretas a nível global no combate às alterações climáticas, reiterando que essa resposta é decisiva.

Ainda no mesmo dia, Marcelo Rebelo de Sousa realizou uma intervenção no debate aberto de alto nível, realizado no Conselho de Segurança das Nações Unidas, dedicado à análise da situação na Ucrânia. Na mesma intervenção, o Chefe de Estado português destacou ainda que a procura da Paz e a resolução da situação na Ucrânia são essenciais para pôr termo aos gravosos efeitos globais da presente guerra no continente europeu.

Nos últimos dois dias da sua deslocação aos E.U.A., o Presidente da República vai estar com as Comunidades Portuguesas dos Estados de Nova Iorque e Nova Jérsia.

Fonte: Site Presidência