O Festival Eurovisão da Canção 2018, que este ano se realiza em Lisboa, vai ser visto em todo o mundo através da RTP Internacional. A final está marcada para as 20h de hoje

A Grande Final realiza-se hoje no dia 12 de maio e estarão a concurso os 26 países finalistas, nesta que é a 63ª edição do Festival Eurovisão da Canção. O evento terá transmissão direta na RTP Internacional

Portugal teve entrada direta na final e vai concorrer com a canção “O Jardim”, interpretada por Cláudia Pascoal e composta por Isaura.

Para além de Portugal, irão a concurso as interpretações de Espanha, Reino Unido, Alemanha, Itália e França (os países do chamado grupo dos ‘Big 5’ que tiveram passagem direta á final) e ainda a Áustria, Estónia, Chipre, Lituânia, Israel, República Checa, Bulgária, Albânia, Finlândia, Irlanda, Sérvia, Moldávia, Hungria, Ucrânia, Suécia, Austrália, Noruega, Dinamarca, Eslovénia e Holanda.

Salvador Sobral vai voltar a (en)cantar

Durante a final, além dos 26 países em competição, irão atuar o vencedor do ano passado, Salvador Sobral, com Caetano Veloso, acompanhados por Júlio Resende ao piano, as fadistas Ana Moura e Mariza, a dupla Beatbombers, campeões mundiais de ‘scratch’, e ‘Som de Lisboa’, que junta Branko, Mayra Andrade, Sara Tavares, Plutónio e Dino D’Santiago e “terá como pedra de toque a lusofonia e a fusão das suas mais diversas sonoridades com a música eletrónica”.

Eurovisão põe quase todo o mundo de olhos postos em Lisboa

Este concurso, que se realiza pela primeira vez em Portugal, vai ser também emitido pelas televisões dos 43 países concorrentes e também nos Estados Unidos da América (Viacom Logo TV), Cazaquistão (JSC Khabar) e Kosovo (RTK)

De acordo com a organização, “foram também vendidos direitos de transmissão para os Estados Unidos da América e a China”. Tudo somado, a organização estima que a final tenha “um potencial de 200 milhões de telespectadores”.

Reveja aqui a Nossa Canção:

 

OFFICIAL RECAP: The 26 participants in the Grand Final of the 2018 Eurovision Song Contest