As celebrações do 13 de Agosto em Fátima, também conhecida por ‘Peregrinação dos Emigrantes’, vão poder contar com 15 mil fiéis no recinto de oração, o dobro da lotação máxima que teve em Maio e em Outubro últimos.
O Santuário de Fátima confirma que se mantém o número de lugares definido para as peregrinações de Junho e Julho, que tinha sido fixado em 15 mil pessoas.
A `Peregrinação dos Emigrantes´, que assinala a quarta aparição de Nossa Senhora aos três videntes, a única fora da Cova da Iria, nos Valinhos, será presidida pelo arcebispo do Luxemburgo, o cardeal Jean-Claude Hollerich, que dirige atualmente a Comissão das Conferências Episcopais da União Europeia (Comece).
A peregrinação coincide com a realização da 49ª Semana Nacional de Migrações, que decorre até domingo, dia 15 de Agosto, este ano subordinada ao tema “Rumo a um nós cada vez maior”.
As celebrações religiosas iniciam-se esta quinta-feira, dia 12 com a recitação do rosário, às 21:30 horas, seguindo-se a procissão das velas. No dia seguinte, as cerimónias começam pelas 9:00 horas e terminam com a procissão das velas, ao final da manhã.
Durante a celebração do dia 13, no momento do ofertório, decorrerá o ritual de entrega de trigo a Nossa Senhora, uma prática iniciada há 81 anos pelos paroquianos de Leiria da Ação Católica.