A Secretária de Estado das Comunidades Portuguesas Berta Nunes estará em Paris nos dias 26 e 27 de novembro.


Berta Nunes participará na inauguração do Salon Partir Étudier à L’Étranger (inserido na feira de Educação Salon Européen de l’Education), em que Portugal será, pela primeira vez, o país convidado de honra. Estarão igualmente presentes o Secretário de Estado da Tecnologia, Ciência e Ensino Superior, Sobrinho Teixeira, o Embaixador de Portugal em França, Jorge Torres Pereira, e o Cônsul-Geral de Portugal em Paris, Carlos Oliveira.

A deslocação da Secretária de Estado das Comunidades Portuguesas à capital francesa inclui ainda uma visita ao Consulado Geral de Portugal em Paris.

Programa da visita (hora local):

Dia 26 (sexta-feira)
10h00 – Inauguração do Salon Partir Étudier à l’Étranger, na Paris Expo (Porte de Versailles)
14h30 – Visita ao Consulado Geral de Portugal em Paris
15h30 – Reunião com a Coordenadora de Ensino Português no Estrangeiro em França, Adelaide Cristóvão
17h00 – Reunião com AGRAFr – Associação de Graduados Portugueses em França
19h00 – Jantar-debate “Mulheres de Mérito”, organizado pelo deputado Paulo Pisco
Dia 27 (sábado)
10h00 – Receção na Câmara Municipal de Paris pelo Vereador Hermano Sanches Ruivo

Portugal estará representado na feira de Educação Salon Européen de l’Education, que decorre até dia 28 de novembro, pelas seguintes entidades: Agência Nacional Erasmus +, Direção Geral de Ensino Superior, Conselho Coordenador dos Institutos Superior e Politécnicos, os Institutos Politécnicos de Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Leiria, Portalegre, Porto, Setúbal, Viana do Castelo e Viseu, e as Universidades Católica, de Aveiro, Évora, Minho, Porto e Trás-os-Montes e Alto Douro.

Esta será uma importante ocasião para divulgar as potencialidades do ensino superior português junto dos estudantes franceses e junto da comunidade portuguesa e lusodescendente em França, designadamente, no caso destes últimos, o contingente especial para emigrantes, familiares que com eles residem e lusodescendentes, que reserva 7% das vagas (cerca de 3500) do concurso nacional de acesso ao ensino superior para estes estudantes.

A participação portuguesa resulta da colaboração entre as áreas governativas dos Negócios Estrangeiros e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior com a associação de lusodescendentes em França Cap Magellan.

Informações adicionais sobre a participação portuguesa no Salon Partir Étudier à L’Étranger estão disponíveis aqui.