“Sous le Soleil du Portugal” é a grande ação de promoção nacional em França, que está a decorrer até 25 de junho no LE BHV MARAIS, a flagship store do Grupo Galeries Lafayette, com o apoio da aicep Portugal Global e do Turismo de Portugal.

A cerimónia de inauguração acontece, pelas 20:30, do dia 15 de Maio, com a presença do Presidente do Grupo francês, Philippe Houzé, do Secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias, da Secretária de Estado do Turismo, Ana Manuel Mendes Godinho, do Presidente da AICEP, Luís Castro Henriques, do Presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo e do Embaixador de Portugal em França, Jorge Torres Pereira.

Portugal vai assim estar presente junto do segmento médio-alto que, durante 7 semanas, ficará a conhecer produtos e serviços portugueses dos mais variados setores, disponíveis em venda direta: desde acessórios de moda, a produtos de casa e gifts, cerâmica decorativa, alimentação e bebidas, artesanato, produtos culturais e ainda pacotes de viagens que abrangem o país de norte a sul incluindo as ilhas. Estão igualmente presentes marcas e empresas portuguesas do setor alimentar, com ações de degustação de produtos alimentares e vinhos portugueses, bem como ações de show cooking apresentadas pelo Chefe Rui Cardoso.

A ação de promoção “Sous le Soleil du Portugal” serve de âncora a um conjunto de mais de 30 iniciativas de âmbito económico e cultural, com a designação de “Agenda Portugal à Paris”, que decorre ao longo de 7 semanas, com o envolvimento de cerca de 20 entidades locais e portuguesas, sob coordenação da aicep Portugal Global e da Embaixada de Portugal em França.

Entre as iniciativas incluem-se encontros com investidores franceses, participação de empresas portuguesas em Feiras, ações de promoção de empresas e marcas portuguesas, degustação de vinhos e produtos alimentares, conferências e encontros, como a Jornada da Língua Portuguesa que conta com a presença do humorista Ricardo Araújo Pereira, workshops, exposições, concertos, destacando-se a presença da fadista Gisela João, cinema, contando-se a antestreia do filme “11 vezes Fátima”, de João Canijo, entre outras ações.

“A ação Sous le Soleil du Portugal no BHV Marais e todas as atividades coordenadas pela AICEP na “Agenda Portugal à Paris” vão promover a excelência do design, inovação e qualidade da oferta portuguesa no exigente mercado francês. Uma proposta de valor forte e competitiva que encontra aqui o palco ideal para projetar a imagem do País, ao mesmo tempo que promove as empresas e produtos portugueses em França, um dos principais parceiros comerciais de Portugal” refere o presidente da AICEP, Luís Castro Henriques.