O Passeio da Fama é um projecto privado que foi criado em 2013 através da filantropia do empresário Manuel da Costa e está localizado na Camões Square (Praça Camões), na College Street, no coração de Toronto. Este empresário considera muito importante o reconhecimento dos portugueses e lusodescendentes que têm feito a diferença na vertente comunitária e em geral na sociedade do Canadá.

Já constam no Passeio da Fama diversas personalidades de origem portuguesa, entre elas Nelly Furtado e Shawn Desman, também ele cantor, o jogador de hóquei no gelo John Tavares e o primeiro carteiro canadiano, Pedro da Silva (1673), o pioneiro da imigração António Sousa e a juíza Maria Linhares de Sousa.

Na passada sexta-feira, inserido nas comemorações da Semana de Portugal 2016, organizadas pela Aliança dos Clubes e Associações Portuguesas do Ontário (ACAPO), também já presente na plataforma Diáspora Lusa, foram distinguidos mais quatro lusodescendentes.

Branca Gomes, que foi a primeira professora portuguesa no Canadá e recebeu a homenagem especial ‘Builder’, de 2016, a título póstumo

Os empresários António Belas, responsável pela distribuição de produtos alimentares portugueses no mercado canadiano, e fundador do Real Museu Histórica Luso-canadiano e Manuel Clementino, fundador e presidente da primeira empresa que disponibiliza serviços de limpeza no Canadá.

Também fica a marca no Passeio da Fama do jogador profissional de hóquei no gelo dos Los Angeles Galaxy, Drew Doughty, neto de emigrantes portugueses, com mais de 600 jogos na Liga Nacional de Hóquei no Gelo.

Para o presidente da ACAPO, José Maria Eustáquio, a cerimónia do Passeio da Fama foi um momento alto nas comemorações da Semana de Portugal. Este dirigente associativo considera que este evento pode servir de motivação para as gerações mais novas

A Aliança dos Clubes e Associações Portuguesas do Ontário (ACAPO) já se encontra na plataforma Diáspora Lusa. Conheça aqui esta entidade.