A Biblioteca de Torres Novas recebe esta quinta e sexta-feira, 1 e 2 de Julho, o Encontro da Lusofonia, no âmbito do projeto de cooperação transnacional “Terras da Lusofonia”, dinamizado pela ADIRN – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Norte, com a colaboração do Município de Torres Novas.


O encontro envolve 20 parceiros e terá a presença do Ministro das Comunidades de Cabo Verde, Jorge Santos, e da secretária de Estado das Comunidades Portuguesas, Berta Nunes.

O tema principal em debate será: “Os desafios da Cooperação em contexto de pandemia”, em que será dada voz às experiências em curso de cooperação entre os GAL (Grupos de Ação Local) e as ONG dos países lusófonos, como Cabo Verde, Guiné, São Tomé e Príncipe e Brasil.

Vai estar presente o presidente da Câmara de Ribeira Grande, Orlando Delgado, que dará testemunho da geminação do Município da Ribeira Grande em Santo Antão com Torres Novas. Vão ser também apresentadas experiências de intercâmbio cultural e científico, na área do ensino universitário, contando com a participação do Instituto Politécnico de Tomar, Universidade de Aveiro e Escola Agrária de Coimbra.

Há ainda um painel dedicado a perspetivar o futuro da cooperação no Quadro de Apoio 2030, onde vão ser apresentadas as conclusões dos grupos de trabalho em que vai estar Rui Rafael, Coordenador da Área do Desenvolvimento Local da AGPDR2020, bem como da Presidente da Federação Minha Terra, Ana Paula Xavier e do secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Francisco André.

Fonte: O Mirante