Quinze trabalhos foram aceites em fevereiro numa conferência internacional em São Francisco nos EUA.

A Universidade de Macau tornou-se líder mundial na área da eletrónica, sendo que os quinze trabalhos foram apresentados na 70ª edição da International Solid State Circuits Conference (Conferência Internacional de Circuitos em Estado Sólido), tendo ficado em segundo lugar a Universidade de Pequim com treze trabalhos.

Os artigos científicos entregues na conferência internacional abordaram temas como, a conversão de dados, comunicações wireless ou a conversão de energia.

O diretor do Instituto de Microeletrónica e diretor fundador do Laboratório de Referência do Estado em Circuitos Integrados em Muita Larga Escala Analógicos e Mistos, Rui Martins afirmou que “ninguém acredita, mas são líderes mundiais nessa área”.

Em entrevista ao site “Plataforma”, Rui Martins referiu ainda que “a pesquisa da Universidade de Macau na área da ciência dispõe este ano de um orçamento interno de 100 milhões de patacas (11,2 milhões de euros), recebendo ainda 440 milhões (49,5 milhões de euros) de entidades externas, como o Fundo para o Desenvolvimento das Ciências e da Tecnologia (FDCT) de Macau, o Governo local, através do Plano de Investimentos e Despesas de Desenvolvimento da Administração (PIDDA), e entidades do interior da China”.

Rui Martins acrescentou ainda que existem poucas parcerias científicas entre Macau e Portugal, sendo que no futuro com o país chinês a liderar na eletrónica, poderia existir um maior investimento nos projetos realizados em conjunto.

Fontes: Site Plataforma, Site RTP