Este encontro empresarial é promovido todos os anos por ocasião da realização da FILDA – Feira Internacional de Luanda, que este ano teve lugar entre os dias 18 e 22 julho.

A Câmara do Comércio e Indústria Portugal-Angola (CCIPA) realizou em Luana, no dia 17 de julho, o VI Encontro Angola-Portugal Business Networking CCIPA 2023.

Este encontro é dirigido a empresários portugueses e angolanos, e tem como principal objetivo promover a aproximação entre os empresários de Portugal e de Angola e o conhecimento mútuo, proporcionando, assim, os contactos que poderão vir a estar na origem da formação de parcerias sólidas e com futuro bem como na consolidação de parcerias já existentes.

O Embaixador Português em Luanda, Francisco Alegre Duarte marcou presença no encontro, e afirmou que as empresas portuguesas no país, estão presentes “nas horas boas e menos boas”, sublinhando que é necessário “esperar para ver” os efeitos das medidas do governo angolano para ultrapassar a conjuntura adversa.

Para o diplomata português, a visita do primeiro-ministro, António Costa, significa “um sinal de confiança inequívoco à economia de Angola”, traduzido num reforço do financiamento de 1500 para 2000 milhões de euros. Para Francisco Alegre Duarte, esta é “uma grande ajuda para Angola e para as empresas portuguesas”.

No que diz respeito às dificuldades que se colocam atualmente às empresas, o embaixador português confirmou que a conjuntura é “mais adversa”, devido à desvalorização do kwanza e da subida da inflação, mas acredita que as medidas adotadas pelo governo angolano terão o efeito desejado.

Com isto, o diplomata lembrou às empresas portuguesas que as dificuldades e os problemas podem ser reveladores de oportunidades, deixando assim uma mensagem de “serenidade e confiança” às empresas e empresários, garantindo contacto e acompanhamento permanente.

Fontes: Site AICEP; Site e-Global