Vítor Gabriel Oliveira, atual Conselheiro das Comunidades Portuguesas, eleito pelo círculo da França – Bordéus e Toulouse, e presidente do Conselho Regional da Europa, será, a partir de janeiro, o novo Adjunto do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.
Segundo fontes, para exercer as novas funções, Vítor está já desde hoje afastado das atividades no CCP e de outras entidades, como a Associação para o Desenvolvimento Económico e Social – SEDES Europa, onde atuava como secretário-geral, incluindo atuações em outros domínios associativos.
Em novembro, durante o primeiro congresso das comunidades portuguesas no Reino Unido, promovido pelo jornal “As Notícias UK”, Vítor Gabriel disse à nossa reportagem conhecer os problemas das comunidades portuguesas, classificando serem “muito diferentes, de país para país”.
Na ocasião, Vítor sublinhou o trabalho do movimento associativo e realçou ser necessário “dar um contributo às associações” para que possam perceber a importância da “profissionalização, a melhoria da qualidade administrativa, a capacitação em termos administrativos e financeiros, não só perante a legislação”, tendo como foco os países de acolhimento das diversas comunidades espalhadas pelo mundo.
“A credenciação das associações junto da Direção-Geral dos Assuntos Consulares e Comunidades Portuguesas (DGACCP) é muito importante para que o Estado português possa ter uma radiografia melhor das comunidades e uma radiografia melhor do seu movimento associativo e também que possa apoiar”, reiterou este responsável.
A nomeação de Vítor Gabriel Oliveira terá início em janeiro de 2026.
