Percursos pedestres

O concelho de Mira possui um variado património rural com um conjunto de condições naturais e culturais que interessam valorizar e dar a conhecer. Por estas razões, foram criados os percursos pedestres do concelho de Mira, associados a prática do pedestrianismo, que são uma aposta de forma a diversificar e potenciar o turismo, dando a conhecer o território e seu património.

Os seis percursos pedestres de interpretação do património estão implantados por caminhos tradicionais e, em parte, na pista ciclo-pedonal. Sendo uma forma excepcional de contacto com o meio rural natural para a interpretação do ambiente e com os aspectos culturais deste território, fomentam o desenvolvimento sustentável e a conservação do património. No seu conjunto os seis percursos pedestres, todos interligados, totalizam mais de 60Km de extensão e integram a Rede de Percursos Pedestres de Interpretação do Património de Mira.

Conheça aqui todos os percursos (fonte: página web da Câmara Municipal de Mira)

Pista Ciclo-Pedonal

A Pista Ciclo-Pedonal do Concelho de Mira é um excelente meio para desfrutar da atraente natureza e de alguns dos espaços culturais locais, praticando desporto. Quem passeia e usufruir das terras de Mira não deve deixar de andar ou pedalar pela pista ciclo-pedonal, que ao longo toda a sua extensão passa por praias, dunas, matas, lagoas, cursos de água, moinhos e outras atracções.

Desde a sua inauguração em 2000 que a Pista Ciclo-Pedonal é frequentada, durante todo o ano, por muitos habitantes e por inúmeros turistas nacionais e estrangeiros que se deslocam propositadamente a Mira para desfrutar desta infra-estrutura de excelência. Com uma extensão total de 26 km é uma das maiores pistas de Portugal e das que possui os melhores valores ambientais.

No seu percurso atravessa diversos cursos de água, onde existem belas pontes de madeira, circunda as lagoas de Mira e Barrinha e percorre à beira de caniçais, salgueirais, dunas, praias e uma frondosa floresta de pinheiros. Atentamente e nesses habitats pode-se observar diversos exemplares da flora e da fauna que incrementam o seu valor ecológico. Passa ainda por um interessante património sócio-cultural na sua envolvente: casas gandaresas, retalhados campos agrícolas e belos moinhos de água de rodízio no activo. Junto à Pista Ciclo-Pedonal, na margem poente da Barrinha de Mira, recomenda-se a visita ao Posto de Turismo e Museu Etnográfico da Praia de Mira e, na margem nascente da Lagoa de Mira, o Sitio do Cartaxo – Ecoturismo.

Conheça aqui todos os percursos (fonte: página web da Câmara Municipal de Mira)