A câmara municipal de Castro Verde, no distrito de Beja, vai passar a dispor de um Gabinete de Apoio ao Emigrante (GAE), que vai entrar em funcionamento a partir de 1 de fevereiro.

A nova valência, que vai funcionar no edifício do IN Castro – Centro de Ideias e Negócios, pretende informar e prestar apoio aos cidadãos portugueses e lusodescendentes nas áreas jurídica, económica ou empresarial, entre outras, disse o município.

O gabinete de apoio ao emigrante de Grândola, no distrito de Setúbal, vai ser criado graças a um protocolo já assinado entre a câmara municipal e a Direção-Geral dos Assuntos Consulares e Comunidades Portuguesas (DGACCP).

Os Gabinetes de Apoio ao Emigrante (GAE) resultam de Acordos de Cooperação entre a Direção Geral dos Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas (DGACCP) e as Câmaras Municipais, estabelecidos através de protocolos celebrados entre as duas entidades e que assentam em dois princípios base: a disponibilidade para o atendimento e a proximidade ao utente.