A segunda edição do Fórum dos Gabinetes de Apoio aos Emigrantes e ao Investimento da Diáspora (GAEID’s), realizou-se no dia 24 de maio, na Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves, no município de Mangualde.
A agenda de trabalhos pretende apresentar programas relevantes no apoio a emigrantes e ao investimento da diáspora bem como partilhar boas práticas municipais de valorização das comunidades portuguesas residentes no estrangeiro em prol do desenvolvimento dos territórios.
Destinado aos Municípios que integram os GAE – Gabinetes de Apoio aos Emigrantes e à Rede de Apoio ao investidor da Diáspora (RAID), que integra igualmente as Comunidades intermunicipais, contou com a presença do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Paulo Cafôfo, e da Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira.
O Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Paulo Cafofo, durante a sua intervenção, abordou “o potencial estratégico da Diáspora e a relação de reciprocidade com Portugal”, e destacou o Programa Nacional de Apoio ao Investimento da Diáspora (PNAID) que “conta com mais de 260 estatutos de investidor atribuídos, mais de 130 projetos apoiados e um potencial superior a 153 milhões de euros de investimento em Portugal, sobretudo no interior do país”.
O programa abordou ainda questões relacionadas com o apoio ao regresso, nomeadamente o “Programa Regressar” e o “Empreende XXI”, na área da fiscalidade, foi apresentado o regime de Residente não Habitual e Regime fiscal Nómadas Digitais.
Na área dos Gabinetes de Apoio ao Emigrante, destacaram-se os assuntos relacionados com a Segurança Social e a Plataforma de Registo de Atividades e na área da Rede de Apoio ao Investidor da Diáspora, abordou-se a execução do Programa Nacional de Apoio ao Investimento da Diáspora (PNAID), ações e atração do investimento da diáspora, articulação no apoio ao investidor, o mapeamento do investimento da diáspora e a identificação de custos de contexto.
Por fim, foram apresentadas boas práticas de municípios no apoio aos emigrantes e ao investimento da diáspora.
Fontes: Portal Diplomático; Instagram de Paulo Cafofo