O início de mais um ano letivo traz de volta um dos assuntos determinantes na vida de milhares de jovens: terei escolhido o curso certo? Como posso fazer a escolha certa?

Em que se deve basear a escolha do curso?

São muitos os aspetos que podem contar para a escolha de um curso superior e nem sempre a decisão se resume ao eterno debate “Vocação Vs Saídas Profissionais”.  É crucial que siga uma área que realmente aprecie e esta pode ser a base da sua decisão: pondere os seus gostos, interesses e vocações e a partir daí poderá introduzir outros fatores que o ajudarão a determinar a área de estudos e o curso a seguir.

Analisar detalhadamente o plano curricular e as saídas profissionais que os cursos de interesse possibilitam é o passo seguinte. A taxa de empregabilidade é um fator de extrema importância nos dias de hoje e que muito preocupa pais e filhos. Outros fatores decisivos prendem-se com a reputação da faculdade em questão, aspetos financeiros, entre outros.

Quais as áreas com maior empregabilidade?

Os cursos de Medicina continuam a liderar a tabela da empregabilidade, com a taxa mais elevada de toda a panóplia de cursos existentes. A área da saúde, no geral, é uma área de futuro, tendo em conta o envelhecimento da população e o aumento da esperança média de vida. As Engenharias serão também boas apostas, sendo de destacar o caso particular das Tecnologias de Informação, onde se encontra a Engenharia Informática. Os cursos de Gestão apresentam, geralmente, boas taxas de empregabilidade, sendo que essas taxas podem variar significativamente consoante a universidade onde se fez o curso. Vale por isso a pena analisar a taxa de empregabilidade das universidades de gestão.

Fonte: Portal finantia-esm.comhttp://finantia-esm.com/2016/10/04/ensino-superior-escolher-curso-certo/