A Diáspora Lusa acaba de lançar a 9ª edição da Revista DIÁSPORA LUSA MAGAZINE. Uma publicação dedicada à Bélgica.
Confira aqui todos os conteúdos da 9ª edição da DIÁSPORA LUSA MAGAZINE
Da Bélgica para o Mundo
A influência dos portugueses no Centro da Europa
Chegamos à nona edição da revista Diáspora Lusa, que aproxima os portugueses emigrados em diversos países. Nesta nova jornada, focamos o olhar nos portugueses residentes na Bélgica, importante país europeu, um dos membros fundadores da União Europeia (UE) e que regista uma população de cerca de 10,7 milhões de habitantes.
E é neste cenário que vivem mais de 70 mil portugueses, essencialmente concentrados nas cidades de Bruxelas e Antuérpia. Neste “teatro de operações” as dificuldades encontradas pela comunidade portuguesa são ultrapassadas com a ajuda de movimentos como a Federação dos Empresários Portugueses na Bélgica, da Câmara de Comércio Luso-Belga-Luxemburguesa, da Câmara de Comércio Belgo-Portuguesa ou da Federação das Associações Portuguesas da Bélgica, com as quais conversamos.
Vivemos hoje uma positiva relação diplomática bilateral, é o que asseguram Jorge Cabral, embaixador de Portugal na Bélgica, que sublinhou o papel relevante da comunidade portuguesa nesse país europeu, e Serge Wauthier, embaixador da Bélgica em Portugal, que acredita que a relação diplomática entre os dois países “é robusta e amigável”.
Esta edição traz também uma entrevista a José Cesário, Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, que defendeu melhorias urgentes na rede consular portuguesa no mundo. Conversamos com José Albano, diretor executivo do Ponto de Contacto para o Regresso do Emigrante – Programa Regressar, que explicou o trabalho realizado que resultou, até finais de abril, em mais de 25 mil pessoas potencialmente abrangidas pelas medidas disponíveis neste programa do governo português.
António Calçada de Sá, presidente do Conselho da Diáspora Portuguesa, afirmou ser fundamental estreitar as relações entre Portugal e a sua Diáspora. A vida dos portugueses na Bélgica foi tema do artigo de Bruno Joos De Ter Beerst, cônsul honorário de Portugal em Gante.
Júlia Fernandes, presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, António José Monteiro Machado, presidente da Câmara Municipal da Almeida, Gonçalo Lopes, presidente da Câmara Municipal de Leiria, e Fernando Ruas, presidente da Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões, traçaram um panorama do fluxo migratório dos seus concelhos e territórios.
Conheça os desafios de Pedro Rupio, que foi candidato ao Parlamento federal belga pelo Parti Socialiste. Mas, se tem dúvidas sobre as criptomoedas em Portugal, um artigo do advogado António Delgado pode ajudar a esclarecer as oportunidades existentes.
No desporto, destaque para a seleção portuguesa, que compete no EURO 2024 na Alemanha com 20 dos 26 jogadores convocados a viverem na diáspora. Apresentamos os atletas portugueses que estarão nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, de 26 de julho e 11 de agosto.
E o que dizer da “diabólica”? Quem não se recorda da corneta que produz um som de 98 decibéis que ficou popular na África do Sul, durante o mundial de 2010? Um instrumento que entrou na vida de David dos Santos Batista, lusodescendente nascido na Bélgica, sendo esta uma invenção que nada tem a ver com a “vuvuzela”.
Embarquem connosco nesta viagem ao Centro da Europa.
Acompanhe-nos no Portal DIÁSPORA LUSA – BÉLGICA
Ígor Lopes
Coordenador Editorial Internacional