A inauguração do Centro Comum de Vistos foi realizada em conjunto com o Ministro das Comunidades de Cabo Verde, Jorge Santos.

O Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Paulo Cafôfo, deslocou-se à ilha de Cabo Verde entre os dias 12 e 15 de abril para presidir à inauguração do Centro Comum de Vistos, com o intuito de melhorar a emissão de vistos de curta duração para o Espaço Schengen.

Na ilha de Cabo Verde residem mais de 20 000 portugueses, e são emitidos vistos para 19 países, Paulo Cafôfo garante que isto é “resultado do esforço de cooperação, do papel de Portugal no plano internacional e da proximidade cultural e histórica do nosso país a Cabo Verde”.

E acrescenta que “o novo espaço permite maior celeridade na atribuição de vistos, possui mais funcionários e novos equipamentos num espaço funcional”.

Para além desta inauguração, o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas visitou a Universidade de Cabo Verde, onde conheceu o Centro de Língua Portuguesa, e onde esteve em contacto com os alunos da licenciatura de estudos cabo-verdianos e portuguese, com intuito de manter a ação educativa, esteve também na Escola de Hotelaria e Turismo.

No segundo dia de visita à ilha esteve na Cidade Velha, o primeiro povoamento de Cabo Verde, que é agora Património Mundial pela UNESCO, em conjunto com o Ministro das Comunidades de Cabo Verde, onde reforçou que “Portugal tem apoiado a preservação daquele local histórico através de projetos de cooperação, em particular a recuperação de património edificado”.

Ainda no mesmo dia, Paulo Cafôfo, realizou reuniões com diversos ministros de Cabo Verde, com o objetivo de garantirem “aprofundar a partilha de experiências e políticas para a Diáspora, com a criação de um grupo de trabalho com esse propósito”.

Dentro do mesmo objetivo, reuniu também com o Presidente da Câmara Municipal de São Vicente, Augusto Neves, para se concretizar a possibilidade de vir a ser criado um polo da Escola Portuguesa de Cabo Verde no Mindelo.

No término da sua visita, o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Paulo Cafôfo, teve a oportunidade de entrar no submarino “Arpão”, que estava atracado no Porto Grande, em São Vicente, um equipamento marítimo que está na missão Mar Aberto 2023, que tem a duração de 120 dias.

Fontes: Site RTP Notícias – Site Jornal da Madeira – Instagram de Paulo Cafôfo