O Conselho Permanente do Conselho das Comunidades Portuguesas (CCP) foi recebido na Assembleia da República, no âmbito do seu encontro anual em Lisboa, para uma reunião de trabalho com a Comissão de Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas.

A sessão foi presidida por José Cesário, deputado e antigo Secretário de Estado das Comunidades, agora nomeado presidente desta Comissão parlamentar por indicação do grupo parlamentar do PSD.

Durante a reunião, que decorreu esta semana no Parlamento, José Cesário destacou a importância da cooperação entre os representantes eleitos da diáspora e os órgãos legislativos, afirmando que esta articulação é “fundamental para a avaliação e aperfeiçoamento das políticas públicas dirigidas às comunidades portuguesas no estrangeiro”.

Este encontro integra o conjunto de audiências que o CCP realiza junto dos órgãos de soberania durante a sua presença anual em Lisboa, com o objetivo de apresentar propostas, preocupações e balanços das comunidades que representa.

Até ao momento, não foram divulgados relatórios ou conclusões oficiais decorrentes desta reunião.

A Diáspora Lusa continuará a acompanhar o trabalho desta Comissão e do CCP, garantindo informação atualizada e rigorosa sobre as decisões que impactam os portugueses no mundo.

Austrália

O que ninguém fala quando decides emigrar

Ninguém te fala disto quando decides emigrar: não é só o país que muda – és tu. Emigrar é muitas vezes descrito como uma escolha simples entre dois pontos: sair de um país e começar noutro, como se a pertença

Ler Mais
Anna Martins

Episodio 25 | Anna Martins

  No episódio 26 do Diáspora Spot, a jornalista Marta Melo conversa com Anna Martins, diretora de relações públicas e comunicação numa empresa de tecnologia especializada em análise de dados, com percurso profissional em Paris, em França. Aos 31 anos,

Ler Mais
Episodio 21

Episódio 21 | Joana Feiteira

No episódio 21 do Diáspora Spot, Marta Melo conversa com Joana Feiteira, natural de Oliveira do Hospital, que se mudou para Sydney, na Austrália, em 2015. Depois de vários empregos e de um percurso de adaptação exigente, integrou a Transdev

Ler Mais

Voto Electrónico

Escrevo antes das Eleições Presidenciais. Portanto, facilmente me esquivo à análise de resultados eleitorais que poderão ser muito mais relevantes do que hoje se pode antecipar. Mas posso abordar três ou quatro questões que tomaram relevância e de que tomei

Ler Mais