Pela terceira vez, o Destino Madeira foi eleito pela organização “World Travel Awards” como o melhor destino turístico insular na Europa (“Europe’s Leading Island Destination”, 2016).
A Madeira concorreu nesta categoria ao lado de destinos turísticos como as Canárias, as Baleares, a Sardenha, Malta e Chipre.
Os “World Travel Awards” realizam-se uma vez por ano e destinam-se a reconhecer, premiar e celebrar a excelência em todos os setores da indústria do turismo à escala global.
O peso maior das votações coube aos profissionais do turismo e agentes de viagens localizados em mais de 200 países de todo mundo.
 A hotelaria madeirense também está de parabéns com 4 prémios: Choupana Hills – Boutique Resort, The Vine – Design Hotel, Quinta do Lorde Resort, Hotel & Marina e Belmond Reid’s Palace.
A cerimónia de entrega deste Galardão decorreu no dia 4 de setembro na Sardenha, contando com a presença do Secretário Regional da Economia, Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, para quem este prémio representa «um reconhecimento para a Madeira, para a sua população e para todos aqueles que, no setor do turismo, contribuem para uma notoriedade que se afirma, diariamente e a vários níveis, sustentada numa estratégia global de querer fazer, sempre, mais e melhor».

«Em 2015, ganhamos o mundo e agora, em 2016, reconquistamos a Europa. Uma responsabilidade acrescida, que nos deixa francamente entusiasmados e motivados para o futuro», sublinha o governante, dedicando, na ocasião, este prémio à «resistência e resiliência de todo o setor e à sua extraordinária capacidade de reagir e seguir em frente», numa clara alusão aos recentes incêndios que assolaram a Região e à forma imediata como o destino superou e salvaguardou a sua imagem.

Altamente satisfeito com mais esta distinção, Eduardo Jesus sublinha a oportunidade do prémio, naquele que deverá ser o melhor ano de sempre para o setor do turismo, na Região.

Relembre-se que a Madeira foi reconhecida, em 2013 e 2014, pelos World Travel Awards (WTA), como o melhor destino insular da Europa, tendo ganho, em 2015, o galardão de melhor destino insular do mundo, que atualmente mantém. No lugar que agora recupera, o destino Madeira sucede à Sardenha.