A comunidade portuguesa na Venezuela conta já com perto de 182 mil cidadãos nacionais registados na rede consular.

O Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Paulo Cafôfo, deslocou-se à Venezuela de 1 a 7 de setembro, para realizar uma visita que passou por cinco localidades e que permitiu, mais uma vez, o contato próximo com as comunidades portuguesas e lusodescendentes residentes.

A deslocação de Paulo Cafôfo, enquadra-se no conjunto de iniciativas junto da diáspora para este mandato, e tem como objetivo o reforço de laços, aproximando os portugueses residentes no estrangeiro ao nosso país e, simultaneamente, contribuir para uma visão atual da diáspora.

Nesta visita, o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, foi acompanhado pelo Secretário de Estado da Segurança Social, Gabriel Bastos, e a mesma incluiu uma avaliação dos apoios sociais prestados à comunidade portuguesa na Venezuela. Além de encontros com organizações associativas, empresários e demais membros da comunidade portuguesa.

No primeiro dia de visita, Paulo Cafôfo, teve lugar a primeira reunião do Conselho Social para a Venezuela, com a instalação dos integrantes deste novo órgão, que irá ter a missão de identificar, avaliar e propor medidas de apoio social, bem como auxiliar a sua implementação.

A visita teve também como objetivo a entrega de equipamentos digitais e respetivos conteúdos aos alunos do ensino do português no Centro Português de Caracas, onde foram entregues 670 equipamentos. Segundo o Secretário de Estados das Comunidades Portuguesas, “o interesse pela aprendizagem do português tem aumentado significativamente nos últimos anos, no ano letivo 2022-2023 estão inscritos 9526 alunos de português na Venezuela ao nível do ensino secundário”.

Paulo Cafôfo visitou ainda as instalações da Câmara de Comércio Venezolana Portuguesa de Indústria e Turismo do Estado de Carabobo, a CAVENPORT, representa os empresários luso-venezuelanos neste Estado. Nestas instalações o Secretário de Estado pôde constatar “o empreendedorismo dos empresários, bem como o seu sentido de união e energia contagiante em contribuir para a recuperação do país, assolado por uma grave crise económica”. Por tudo isto, Paulo Cafôfo agraciou a instituição com a Placa de Honra das Comunidades Portuguesas.

No contexto da entrega de prémios, o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, entregou a medalha de mérito das comunidades portuguesas, grau ouro, ao padre lusodescendente José António da Conceição, considerando que “é um reconhecimento pela obra social”, e que pretende com ele “reconhecer o trabalho de toda a comunidade que se uniu para um propósito comum na construção de um espaço onde a comunidade se reúne, particularmente nas ocasiões em que se celebram solenidades religiosas e se realizam romarias”.

Nos últimos dias, Paulo Cafôfo preocupou-se com os emigrantes em estado de vulnerabilidade, e também visitou o Lar Geriátrico em Maracay, e o Lar Padre Joaquim Ferreira na região de Caracas. Acompanhado de Gabriel Bastos e da Presidente do Instituto da Segurança Social, Ana Vasques, revelou que existe “uma grande preocupação por parte do Governo em assegurar a proteção social eficiente e digna para os portugueses mais carenciados”, sendo que, devido à grave crise económica o país “tem vários casos de idosos descapitalizados, sem capacidade para obter rendimentos ativos”, e por isso, Paulo Cafôfo considera importante “avaliar o que mais se pode fazer para assegurar a melhor cobertura destas instituições  à comunidade”.

Em destaque também durante esta visita, esteve a apresentação do protocolo de cooperação do Leitorado de Língua Portuguesa na Universidade Central da Venezuela, que decorreu no último dia da estadia do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas na Venezuela.

Fontes: Portal Diplomático, Instagram de Paulo Cafôfo