O Gabinete de Apoio ao Emigrante (GAE) e o Gabinete de Apoio ao Investidor da Diáspora (GAID) já começaram a funcionar, na Lousã, ao abrigo de um protocolo firmado entre a Câmara Municipal e a Direção-Geral dos Assuntos Consulares e Comunidades Portuguesas (DGACCP).

Instalado pela autarquia, na sequência do acordo assinado em setembro, o gabinete “prestará serviço gratuito ao emigrante, residente ou não em Portugal, bem como aos seus familiares, ajudando-o na resolução dos diferentes problemas com que se depare e prestando ainda apoio no seu regresso e reinserção” na sociedade portuguesa.

O Gabinete de Apoio ao Emigrante (GAE) e ao Investidor da Diáspora (GAID) é uma estrutura de apoio aos emigrantes residentes ou não em Portugal, bem como aos seus familiares, mediante a celebração de um Protocolo de Colaboração entre a Direção Geral dos Assuntos Consulares e Comunidades Portuguesa (DGACCP) e o Município da Lousã. Este Gabinete presta um serviço gratuito aos munícipes que estejam ou tenham estado emigrados, aos que estão em vias de regresso, aos que residem ainda no país de acolhimento e aqueles que desejam emigrar, apoiando-os na resolução de diversos problemas.