A estátua do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, iluminou-se com as cores nacionais de Portugal para receber a visita de Marcelo Rebelo de Sousa ao Brasil que ocorreu entre os dias 3 e 9 de Agosto.

O primeiro dia de visita oficial do Presidente da República ao Brasil começou no Navio da República Portuguesa Sagres, atracado no “Cais da Portuguesa”, na Ilha das Cobras, no Rio de Janeiro. No navio, Marcelo Rebelo de Sousa entregou a bandeira Nacional, para ser hasteada na Aldeia Olímpica, ao porta estandarte de Portugal João Rodrigues, na presença do presidente do Comité Olímpico, José Manuel Constantino, e do seu secretário-geral, José Manuel Araújo.

O Presidente classificou este como “momento de uma vida” pois “é uma vez na vida que chega ao Brasil a Sagres, que foi recebida do Brasil antes de ser de Portugal e que portanto é luso-brasileira”.

O Presidente da República visitou ainda a biblioteca do Real Gabinete Português de Leitura, onde está o maior acervo de livros portugueses fora do território de Portugal. Marcelo Rebelo de Sousa recebeu das mãos do Presidente daquela Instituição, Dr. Francisco Gomes da Costa, o Diploma de Laurel de Gratidão e a medalha de prata, concedidas a altas individualidades por aquela instituição.

Ainda no Rio de Janeiro, à margem dos Jogos Olímpicos, Marcelo Rebelo de Sousa realizou uma reunião com o Vice Presidente de Angola e recebeu no Palácio de São Clemente a comunidade portuguesa residente naquela cidade.

No dia 5 de Agosto, o Presidente da República assistiu à cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos, mas antes esteve numa recepção, juntamente com outros Chefes de Estado, oferecida pelo presidente em exercício do Brasil, Michel Temer, no Palácio do Itamaraty, no Rio de Janeiro.

No quarto dia de visita oficial ao Brasil e depois de três dias no Rio de Janeiro, Marcelo Rebelo de Sousa marcou presença na inauguração da exposição “Amália Rodrigues: Saudades do Brasil” patente na sala Fernando Pessoa no consulado-geral de Portugal em São Paulo.

De visita às comunidades portuguesas residentes em São Paulo e no âmbito de uma cerimónia oferecida no Palácio dos Bandeirantes, residência oficial do governador deste estado, que contou com cerca de 300 convidados, Marcelo Rebelo de Sousa dirigiu as seguintes palavras aos membros daquelas comunidades: “O que é fazer política se não servir os outros?”.

Os investimentos e as parcerias entre Brasil e Portugal também foram um dos focos da visita de Marcelo Rebelo de Sousa ao Brasil. O Presidente da República jantou com algumas centenas de empresários portugueses e brasileiros com negócios e investimentos nos dois países, para reforçar a ideia da importância das parcerias entre os Portugal e o Brasil. Aproveitou para sublinhar que “as Câmaras de Comércio têm um papel fundamental a desempenhar nas relações entre Portugal e o Brasil”, destacando também a “oportunidade bilateral única” no momento actual que Portugal e o Brasil atravessam.

No segundo dia de visita a São Paulo o Presidente da República não quis deixar de prestar homenagem aos portugueses que contribuíram para o nascimento da cidade. Marcelo Rebelo de Sousa depositou uma coroa de flores no monumento aos fundadores da cidade de São Paulo cujo figura principal é o Padre português Manuel da Nóbrega, chefe da primeira missão jesuíta na América.

Visita à casa de Portugal e museu da língua portuguesa: A manhã do segundo dia de Marcelo Rebelo de Sousa em São Paulo foi passada na Casa de Portugal de São Paulo onde quase 200 pessoas o esperavam para o cumprimentar. Depois de se ouvir o hino português cantado por Fáfá de Belém, Marcelo Rebelo de Sousa descerrou uma placa que simboliza a sua passagem pela casa dos portugueses em São Paulo.

Ainda antes do almoço o Presidente da República visitou o Museu da Língua Portuguesa, que está em obras de recuperação, depois de um enorme incêndio que destruiu quase por completo todo o edifício.

Recife no último dia de vista ao Brasil: Os seis dias de visita oficial ao Brasil do Presidente da República terminaram no Recife. Depois de um voo de três horas, direto de São Paulo, Marcelo Rebelo de Sousa esteve em Pernambuco, no Real Hospital Português de Beneficência, para uma visita às instalações e para presidir à cerimónia de imposição de insígnias ao Hospital Português, Membro Honorário da Ordem do Infante D. Henrique, e ao seu Provedor, Alberto Ferreira da Costa, com a insígnia de Grande-Oficial da ordem de Mérito.

Encontro com a comunidade Portuguesa em Pernambuco: Antes de partir para Portugal o Presidente da República encontrou-se com a comunidade portuguesa e luso-descendente de Pernambuco. A recepção foi no Real Gabinete Português de Leitura onde estiveram presentes várias centenas de pessoas. Durante o discurso dirigido a comunidade o Presidente da República anunciou que irá agraciar o Real Gabinete Português de Leitura como Membro Honorário da Ordem do Infante D. Henrique, pelo serviço prestado à comunidade portuguesa no Brasil.

No final da visita, Marcelo Rebelo de Sousa deixou no ar a possibilidade de o Dia de Portugal em 2018 se comemorar no Brasil, uma vez que coincide com a reabertura do Museu da Língua Portuguesa em São Paulo.

Fonte: site da Presidência da República Portuguesa